Todo ano, é sempre a mesma coisa. Mais um Ano Novo, um Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia da Independência e, quando chega setembro, outubro, dia do lançamento de Pro Evolution Soccer. A Konami vem fazendo essa tradição anualmente, às vezes lançando versões extras (como as que costumam acompanhar a Copa do Mundo), mas sempre colocando no mercado sua edição canônica.
Se você é fã de Pro Evolution Soccer, que até pouco tempo atendia pelo seu nome original japonês, Winning Eleven, sabe que a série teve épocas melhores. Até a geração passada, a Konami, mesmo sem contar com as vantagens de uma licença total da FIFA, brigava de igual para igual com a Electronic Arts e sua franquia FIFA, mas os tempos mudaram. Com a atual geração, a produtora japonesa não conseguiu se firmar, e perdeu muito terreno para a rival. As promessas de dias melhores vem desde o lançamento de Winning Eleven: Pro Evolution Soccer 2007. E embora seja impossível sabermos nesse momento se a Konami vai ou não sair dessa fase ruim, PES 2011 está a caminho.
Durante o desenvolvimento de PES 2010, John Murphy, líder do PES Team europeu da Konami, revelou que uma equipe inteira foi contratada para antecipar o projeto PES 2011. Não há números conhecidos, mas acredita-se que um grupo de quase 200 pessoas vem trabalhando há quase dois anos com o produtor Shingo 'Seabass' Takatsuka nessa edição, paralelamente à última vertente, a cargo da equipe tradicional.
![]() |
| Sai pra lá, Eto'o, essa é do Totti |
Essa equipe, batizada Blue Sky Team, é praticamente uma divisão diferente, e sua criação sugere que a Konami adotou um ciclo de desenvolvimento similar a empresas no Ocidente como Activision (Call of Duty) e Electronic Arts, que tem equipes separadas trabalhando em vertentes alternadas de suas séries esportivas. Isso possivelmente significa bons frutos para PES 2011, e alguns desses vem sendo divulgado, desde que o jogo foi anunciado em fevereiro.
Como vocês devem ter acompanhado, Pro Evolution Soccer 2011 traz algumas mudanças com relação aos anteriores. A antiga barra de potência para passes e chutes que ficava na parte inferior da tela, abaixo do nome, agora é representada por um medidor sobre a cabeça do jogador, facilitando a identificação sem que precisemos tirar o olho da jogada.
"Já era tempo de 'PES' se transformar, e 'PES 2011' representa o mais ambicioso redesign na história da série", comentou recentemente John Murphy. "Continuamos a trabalhar de perto com os fãs, que apontam o que tem no futebol que 'PES' não faz. Total liberdade foi a prioridade, e um trabalho novo de animação e física foi exigência", completou.
Outra significativa modificação está no esquema de controles. A promessa da Konami, o "Total Control", como vem sendo chamado, melhora o ângulo de 360º do passe. Usando a alavanca analógica dos controles nas versões em alta definição, é possível controlar melhor os jogadores, dando-lhes exatamente o ângulo desejado de corrida e chute.
![]() |
| Messi: mais rápido que o flash! |
A inteligência artificial é um aspecto que vem sofrendo grandes mudanças. Os jogadores em campo, por exemplo, não passarão a bola necessariamente para o colega mais próximo. Segundo a empresa, eles o farão com "mais tática" e eficiência.
Os goleiros também tiveram sua inteligência artificial retrabalhada. Agora, por exemplo, eles defendem o gol com mais frequência, se mantendo no lugar. Anteriormente, os arqueiros saiam desesperadamente de suas metas quando a bola entrava na grande área, e geralmente causavam transtornos e danos irreversíveis para o seu time (gols e/ou expulsões).
O sistema de táticas e estratégias agora possui um mecanismo "Drag and Drop", que pode ser utilizado em todos os aspectos de administração de equipe e não somente em substituições e modificações na formação, facilitando o gerenciamento.
Nem mesmo a "Master League", principal modo da série, não ficou de fora das mudanças. A competição conta, pela primeira vez, com uma modalidade online, permitindo que os usuários utilizem suas equipes montadas com tanto sacrifício contra outros jogadores pela rede.
Embora ainda tenha anos-luz de atraso em relação à série FIFA da EA, a Konami sempre conta com uma pequena gama de licenças para manter um nível de fidelidade com os campeonatos reais. A companhia costuma assinar com algumas seleções (Brasil, Argentina, França, Itália, Espanha), mas não todas. As ligas geralmente presentes incluem Premier League (Inglaterra), Ligue 1 (França), Serie A (Itália), Eredivisie (Holanda) e La Liga (Espanha), esta última às vezes em parte. Além disse há clubes individuais de Portugal, Ucrânia, Rússia, Suécia, Irlanda entre outros. Duas ausências, porém, sempre são sentidas nas versões de PES: a liga alemã (Bundesliga) e mais atenção aos clubes sul americanos, geralmente representados por dois a quatro clubes, divididos entre argentinos e brasileiros. Mas para 2011, a companhia traz uma mudança: a participação dos clubes que disputaram a última Copa Santander Libertadores, graças a um acordo assinado com a Conmebol.
Libertadores da América
![]() |
| Ronaldo! |
O mais importante torneio de futebol das Américas agora é uma modalidade em Pro Evolution Soccer 2011. A Copa Santander Libertadores vale vaga para o Mundial Interclubes e nela, participam os vencedores de campeonatos nacionais de países como Brasil e Argentina, além de times do México, que entram como convidados. No primeiro vídeo revelando a parceria, foram mostrados times como Cruzeiro, Internacional e Corinthians (Brasil), e Estudiantes (Argentina) e alguns de seus respectivos jogadores (Veron, D'Alessandro, Ronaldo). No segundo vídeo, escudos de várias outras equipes confirmaram a presença de Flamengo e São Paulo (Brasil), Lanús, Newell's Old Boys, Colón, Banfield e Vélez Sársfield (Argentina), Blooming, Bolívar e Potosí (Bolívia), Cerro Porteño e Libertad (Paraguai), Nacional (Uruguai), Universidad de Chile (Chile), Alianza Lima (Peru), Junior, Independiente Medellín e Once Caldas (Colombia), Deportivo Quito e Emelec (Equador) entre outros. Todos devem se apresentar com seus uniformes oficiais, patrocinadores e jogadores, possivelmente da época de sua participação, já que Kléber, atualmente no Palmeiras, aparece na equipe do Cruzeiro.
A Konami ainda detém a licença da UEFA Champions League, o mais importante campeonato interclubes da Europa. Essa modalidade apareceu nas edições "2009" e "2010" de "Pro Evolution Soccer". Além disso, o título conta com as equipes da UEFA Europa League, o segundo torneio de maior importância. As equipes com melhor colocação em seus respectivos torneios domésticos se classificam para a Champions League, enquanto as melhores na sequência participam da UEFA Europa League, de acordo com o número de vagas de cada país.
![]() |
| Cruzeiro X Inter: confronto inédito em PES |
Recentemente, a mais nova edição recebeu um complemento online em que os elencos dos clubes foram atualizados com as transferências da última janela. Esse tipo de suporte deve ser mantido em PES 2011.
Entre as pequenas mudanças, há agora a presença de novos tipos de uniforme, como aqueles da Puma, que são mais colados ao corpo, usados com frequência por equipes africanas. Jim Beglin, comentarista da ITV participa dessa edição como co-comentador de Jon Champion, da ESPN. Por fim, Lionel Messi, craque argentino do Barcelona, volta como garoto-propaganda, estrelando novamente a capa do jogo.
O título está atualmente confirmado para PlayStation 3, Xbox 360, PC, Wii, PSP e PlayStation 2 e deve chegar no último trimestre deste ano nos EUA e na Europa.






0 comentários:
Postar um comentário